Adesivo anticoncepcional- Como funciona?

Atualmente existem vários métodos anticoncepcionais. Alguns para prevenir a gravidez e a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, outros apenas para evitarem uma gravidez não desejada.Neste artigo vamos falar um pouco sobre adesivo anticoncepcionais, como funcionam, efeitos secundários e outras questões comuns.

O que é um adesivo anticoncepcional?

Os adesivos anticoncepcional é um método que tem a forma de uma fita fino. Ele contem na sua composição uma quantidade elevada de hormônios que são constantemente e continuamente transferidas para a corrente sanguínea.adesivo anticoncepcional oque e

Como funciona um adesivo anticoncepcional?

Ele é constituído por três adesivos, sendo que deve ser aplicado um por semana. Na quarta semana, não se aplica .

O adesivo anticonceptivo funciona libertando hormônios que evitam que ocorra o processo de ovulação, impedindo assim uma possível gravidez. Além disso, também fazem com que as secreções de muco do cérvix se tornem mais espessas, de forma a dificultar a entrada de espermatozoides no útero.

Como e quando aplicar o adesivo anticoncepcional

O adesivo anticoncepcional pode ser utilizado na parte de fora do braço, na parte superior das costas, na nádega ou no abdômen.

A cada semana, você pode variar o local onde coloca-lo . No entanto, ele deve permanecer no mesmo local durante os sete dias.Tente não colocar sempre no mesmo lugar fazer isso pode criar irritações na pele.

Ele não deve ser aplicado na pele caso ela esteja irritada, vermelha ou com cortes. Além disso, a pele deve estar limpa, seca e sem cremes.

Cada adesivo deve ser usado apenas durante uma semana. Além disso, você deve verificar todos os dias se ele está bem colocado.Quanto à sua aplicação é necessário ser colocado no primeiro dia da menstruação.

Quanto deve mudar o adesivo anticoncepcional

O anticoncepcional deve ser mudado de semana a semana durante três semanas. Na quarta semana ele não deve ser utilizado. Caso haja o adesivo saia totalmente ou por partes por menos de 24 horas, recoloque o mesmo (se permanecer colado) ou cole um novo, para evitar a perda da eficácia. Se o anticoncepcional estiver descolado por mais de um dia, será necessário colar um novo e reiniciar um novo ciclo. Também se aconselha realizar um método de barreira por sete dias (preservativo) caso isto aconteça.

Vantagens da utilização do adesivo anticoncepcional

Uma das principais vantagens deste método contraceptivo é que você dificilmente se irá esquecer de o aplicar uma vez que só o precisa de fazer uma vez por semana. Também diminui os efeitos colaterais causado pela pilula.

Efeitos secundários dos adesivos anticoncepcionais

Alguns dos efeitos secundários que se podem verificar em alguns casos são:

  • Sensibilidade mamária
  • Irritação da pele no local onde está o adesivo
  • Dores de cabeça 

Alguns sintomas são semelhantes aos da pilula mas ainda é menos agressivo que a própria.

Contra indicações do adesivo anticoncepcional

Nem todas as pessoas podem recorrer a este método contraceptivo. Nomeadamente pessoas com:

  • Cancro
  • Coágulos sanguíneos
  • Historico de ataques cardíacos
  • Ou que possam estar grávidas

Antes de usar é recomendável procurar um médico e explicar como é seu corpo, se sua menstruação é regular entre outros, ele saberá indicar o melhor para seu corpo.

Já usou ou conhece alguém que tenha usado o adesivo anticoncepcional? Qual é a sua opinião sobre este método contraceptivo?

Se mesmo assim preferir pilulas este artigo pode tirar suas duvidas:

https://gravidezsintomas.com/pilula-anticoncepcional/

 

Leave a Reply

Close Menu