Anel vaginal- Eficaz e seguro

Já ouviu falar em anel vaginal? Sabe o que é? Sabe como funciona? Hoje vamos esclarecer algumas dúvidas sobre este assunto.

O QUE É O ANEL VAGINAL?

Anel vaginal contraceptivo é um anel que é colocado no canal vaginal, bastante flexível e quase transparente, e que irá libertar gradualmente hormônios sexuais femininos.anel vaginal

COMO FUNCIONA?

A libertação destes hormônios (progesterona e estrogênio) irá impedir que ocorra uma gravidez. Ele liberta constantemente pequenas doses destes hormônios, que são absorvidas imediatamente e de forma contínua.

Por esta razão, este método é mais eficaz que a pílula, não necessitando ainda de uma dose tão elevada. Além disso, o canal vaginal tem ótimas condições de absorção, o que aliado ao facto de que neste método as doses hormonais serem mais baixas, torna-se mais seguro e com menores efeitos secundários. Este método pode ser usado por qualquer mulher, à exceção daquelas que tenham alguma contraindicação em níveis hormonais.

COMO USAR O ANEL VAGINAL?

Antes é necessário ir ao médico e ver se esse é o melhor método para você e seu corpo. Geralmente, este anel é colocado todos os meses pela própria mulher, ficando na vagina durante 3 semanas, com uma semana de intervalo quando menstrua. Dessa forma, ao invés de tomar a pílula anticoncepcional todos os dias, basta colocar o anel uma vez por mês. No final das três semanas é necessário remover o anel. O processo é simples, bastando encaixar o dedo indicador no anel e puxá-lo. Simples e indolor.retirada do anel vaginal

PERGUNTAS FREQUENTES

O anel causa infecção?

A resposta é não. O estrogênio, um dos hormônios que é libertado pelo anel, tem a capacidade de promover o aumento de um tipo de micróbios que tem um papel importante na manutenção da saúde deste órgão. Estes micróbios, chamados de lactobacilos, irão combater outros microrganismos patogênicos, impedindo assim que ocorra qualquer infeção.

O anel pode sair durante o ato sexual?

Sim, em alguns casos pode sair. Se isso acontecer, basta lavá-lo com água morna e voltar a colocá-lo. Desde que não esteja mais de 3 horas fora do canal vaginal, ele pode ser novamente colocado no sítio.

Durante uma relação sexual, o homem vai sentir o anel?

Na maioria das vezes, o parceiro não sente qualquer diferente. Os poucos que notam alguma coisa, na sua maioria sente apenas uma pequena zona mais rugosa, que curiosamente provoca maior prazer.

Pode sair durante o dia?

Sim, é possível isso ocorrer, mas apenas se estiver mal colocado. Tal como explicamos em cima, se isso acontecer, basta lavá-lo com água morna e voltar a colocá-lo.

 É necessário retirar para algum exame ginecológico?

A resposta é não. Se tiver que realizar um exame ginecológico, como o papanicolau, não necessita de remover o anel vaginal.

Ainda em dúvidas em relação a isso? Veja outros meios de se prevenir aqui no nosso site.

Leave a Reply

Close Menu