Ciclos irregulares- como calcular o período fértil?

Como já vimos não é difícil calcular o período fértil mas como fazer isso se você tem o ciclo irregular? Muitas mulheres não conseguem fazer esse calculo porque tem os ciclos irregulares e correm o risco de engravidar quando não desejam ou não engravidar quando realmente há esse desejo. Não se desespere, vamos te ensinar a fazer esse calculo.como calcular período fertil em ciclos irregulares

Ciclos menstruais irregulares

Algumas mulheres têm a sorte de ter os ciclos menstruais certinhos que não dão muito trabalho. Já outras têm ciclos  irregulares e sentem-se bastante  perdidas na hora de fazer as contas para tentar descobrir o seu período fértil.

Embora a mulher seja muito certinha em vários aspetos na sua vida, o ciclo menstrual é uma das poucas coisas que ela não consegue controlar. O ciclo menstrual pode ser irregular devido a vários fatores, sendo eles:

  • Alterações hormonais.
  • Disfunção da tireoide e obesidade.
  • Problemas no útero.
  • Distúrbios emocionais.
  • Stress.
  • Utilização do DIU (método contraceptivo).
  • Dietas rígidas ou desnutrição.
  • Exercício físico em excesso.
  • Endometriose.

Como pode ver, as causas são bastante variadas. Por isso, o fato de o ciclo irregular poder estar ligado a causas “normais”, consequências do dia-a-dia como também pode estar relacionado com doenças. No entanto, não entre já em estado de alarme. Em caso de dúvida, entre em contato com um profissional de saúde especializado nesta área.

O que é um ciclo irregular?

É considerado um ciclo irregular quando existe sangramento por um período de tempo superior a oito dias, com um intervalo de tempo superior a trinta e cinco dias e inferior a vinte e cinco dias. Pode também ser considerado irregular quando existe muito sangramento num mês e é escaço no mês seguinte e quando o número de dias de sangramento tem uma variação muito acentuada. Por exemplo, num mês seis dias, no mês seguinte, dois dias.

Como calcular o período fértil nos ciclos irregulares?

Aqui ficam algumas dicas para que consiga calcular o seu período fértil.

  1. Tenha em atenção a duração dos seus ciclos nos últimos seis a doze meses. Para que o consiga fazer este cálculo considere que por exemplo: a sua menstruação vem ao 26º ou seja, o seu ciclo tem assim 25 dias.
  2. Verifique qual foi o ciclo menstrual com maior duração de dias e o menor.
  3. Ao ciclo menstrual menor subtraia 17 , obtendo assim o resultado A.
  4. Ao ciclo menstrual maior subtraia 12, obtendo assim o resultado B.
  5. Assim sendo, o seu período fértil situa-se entre o resultado A e o resultado B.

Nem é assim tão difícil, não?

Caso esteja a tentar engravidar já sabe qual o período mais propício para o fazer. Caso o seu objetivo seja o oposto, já sabe que não pode se descuidar, principalmente nesta altura.

Caso tenha alguma questão ou dúvida, não hesite em deixar um comentário neste artigo, teremos o prazer em responder. Caso haja dúvida em qual tipo de anticoncepcional leia outras matérias clicando aqui.

Leave a Reply

Close Menu