Diafragma – método anticoncepcional

Como temos falado bastante de meios anticoncepcionais, hoje trago outra forma de se proteger e evitar uma gravidez não desejada: O diafragma.

Neste artigo vamos falar  sobre o que é, como este método funciona, as vantagens e desvantagens do diafragma.

O QUE É O DIAFRAGMA?

É um objeto com aro flexível que deve ser introduzido na vagina algumas horas antes do ato sexual.

diafragma anticoncepcional

COMO FUNCIONA ?

Deve ser colocado na vagina da mulher. É necessário usar com espermicida dessa forma, não existe contato entre o espermatozoide e o colo do útero, sendo assim um método contraceptivo eficaz.

Enquanto que o preservativo só pode ser utilizado uma vez, o diafragma pode ser reutilizado varias vezes.

CUIDADOS COM O DIAFRAGMA

Depois da relação sexual, a mulher deve aguardar entre 6 a 24 horas até que seja seguro retirar o diafragma. Depois, este anel deve ser lavado com sabão neutro, secado e guardado num local adequado.

Caso todos os cuidados sejam tomados, um diafragma pode durar até cerca de 3 anos. Mas se a mulher engordar ou engravidar este anel deve ser trocado. Este método não pode ser usado durante o período menstrual.

COMO USÁ-LO?

• Urine antes de colocar

• Passe espermicida no diafragma ou na vagina (onde preferir)

• Dobre e introduza no fundo da vagina

• Ajuste com o dedo indicador no osso pubiano

VANTAGENS

Não há efeitos colaterais tais como engordar,mudança de humor, acne e alguns outros que são comum com a pilula.

Outra vantagem é não prejudicar e ser incomodo durante o ato sexual, e o nível de eficácia e relativamente alto e diminui as probabilidades de contrair uma inflamação pélvica.

EFEITOS COLATERAIS

Como já mencionado não há efeitos colaterais o que pode ocorrer é a mulher ser alérgica a borracha que é feito ou a algum componente químico do espermicida.

VISITE O GINECOLOGISTA

Antes de usar o diafragma é necessário ir ao ginecologista para saber qual é o tamanho que se adepta a vagina e também se é o melhor anticoncepcional para o seu corpo.

Vale lembrar que ele não protege contra algumas  DST’s então é melhor se prevenir se achar necessário. Utilize sempre um método contraceptivo eficaz. Apenas um descuido é o quanto basta para engravidar ou para apanhar uma das muitas doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, prevenir e proteger são as palavras de ordem.

Se caso achar que não é um método pra você, existem outras formas de se proteger , esses artigos abaixo apresentam outras formas também eficazes:

• https://gravidezsintomas.com/pilula-anticoncepcional/

 https://gravidezsintomas.com/adesivo-anticoncepcional/

• https://gravidezsintomas.com/implante-anticoncepcional-como-funciona/

 

 

Leave a Reply

Close Menu