DIU – Método anticoncepcional

Apesar de bastante conhecido o DIU é pouco usado pelas mulheres , pois ainda existem algumas dúvidas por parte da mulher em relação ao mesmo. Vamos estar esclarecendo algumas dúvidas e mostrar as vantagens e desvantagens.

O QUE É O DIU ?

O DIU ou dispositivo Intra Uterino é uma peça de plástico pequena que é colocada na parte interna do útero, tendo como principal finalidade a prevenção da gravidez através da libertação de hormônios que impedem a fecundação do óvulo por parte do espermatozoide. 

COMO É COLOCADO OU REMOVIDO

Comparando o DIU com outros métodos contraceptivos como o caso do anel vaginal que é colocado pela mulher na comodidade de sua casa, a introdução do DIU requer uma ida ao ginecologista para que seja efetuada a sua aplicação.

A retirada deve ser feita de acordo com o tipo de DIU colocado ou com a descoberta de uma gravidez e é realizada no consultório do ginecologista leva cerca de 5 a 10 minutos para retirar.

TIPOS E DIFERENÇA DO DISPOSITIVO INTRA UTERINO

Existem dois tipos usados que é o de cobre e o hormonal. Vejamos a diferença diu de cobre e hormonal

 

COBRE: O de cobre não tem hormônios em sua composição e pode permanecer no útero por até 10 anos, com acompanhamento regular do ginecologista.

A taxa de falha é de 0,06 a 0,08 ou seja 6 a 8 mulheres de cada 1.000 que usaram engravidaram.

O DIU de cobre não é disponibilizado pelo SUS e pode ser comprado em um valor de R$ 100 – 250,00. Abaixo segue alguns links para comprar.

https://goo.gl/oRRm63

https://goo.gl/MmHn34

https://goo.gl/2J1Pw3

 

HORMONAL: Com a função de liberar hormônios no interior do útero ele ajuda na anticoncepção e  ajuda a diminuir o fluxo menstrual, e pode permanecer no útero até 5 anos de acordo com o tempo determinado por seu ginecologista.

VANTAGENS

Abaixo listei algumas vantagens que pode ser encontradas ao usar tanto de cobre quanto hormonal.

• Após colocado tem um prazo de 5 á 10 anos.

• Não existe preocupação com horários.

• Não há incômodos no ato sexual.

• Não provoca dor.

EFEITOS COLATERAIS

• Pode aumentar o fluxo sanguíneo nos primeiros meses.

• Se haver infecção já existente pode aumentar.

• Pode aumentar as cólicas também nos primeiros meses.

QUEM DEVE USAR ESSE TIPO DE ANTICONCEPCIONAL

Ele pode ser usado da adolescência até a menopausa. Pode ser usado também por mulheres que nunca tiveram filhos ou por mulheres que já que já são mães. Ele também pode ser usado durante a amamentação que não oferece riscos.

Se decidir que deseja usar esse tipo de anticoncepcional consulte seu médico antes para uma melhor aplicação.

 

 

 

 

Leave a Reply

Close Menu