Engravidar tomando anticoncepcional

Sabemos que uma gravidez é uma mudança muito grande na vida de uma mulher, ainda mais quando não planejada. Sabemos que o risco de engravidar quando não há esse desejo é muito alto, mas seria possível engravidar tomando anticoncepcional? Vamos falar sobre isso no post de hoje.

engravidar tomando anticoncepcional

QUAIS SÃO AS CAUSAS DE ENGRAVIDAR TOMANDO ANTICONCEPCIONAL?

Abaixo vamos listar algumas situações que podem favorecer uma gravidez tomando anticoncepcional

• Esquecer de tomar a pílula algumas vezes na semana.

• Aumento da dosagem da pílula.

• Uso de antibióticos.

• Vomito ou diarreia até 4 horas após ter tomado a pílula.

• Trocar de anticoncepcional.

engravidar tomando anticoncepcional

ENGRAVIDAR TOMANDO ANTICONCEPCIONAL

Muitas vezes fazer a troca do anticoncepcional pode proporcionar a gravidez, quando a mulher passa a tomar um novo medicamento com outros componentes ou seja, se ela tomava um medicamento a base de estrogênio e passa a tomar um a base de progesterona pode haver uma demora na adaptação do corpo ao novo medicamento e assim fazer abrir uma janela fértil e a mulher engravidar tomando anticoncepcional mesmo que tomado em dia e hora correta, por isso o recomendável é se proteger enquanto houver a fase de adaptação.

ESQUECER A PÍLULA

Outro fator de engravidar tomando anticoncepcional é o famoso esqueci a pílula. Esquecer a pílula é normal pode acontecer, porém se a mulher é mais esquecida com a medicação, o melhor seria optar por uma outra forma de anticoncepcional, ou mesmo o anticoncepcional injetável.

Esquecer de tomar a pílula durante no máximo 12 horas ainda seria relevante, porém um esquecimento de mais de 12 horas ou mais do que 24 horas passa a ter possibilidade de abertura do período fértil e ai acontecer a gravidez com uso de anticoncepcional. Podemos dizer que se esqueceu do comprimido que deveria ser tomado no dia anterior ao meio dia 24 horas depois não terá um efeito esperado do anticoncepcional e então também abrir um período fértil.

USO DE ANTIBIÓTICOS

O uso de antibióticos com anticoncepcional também pode prejudicar a eficácia da ação esperada do medicamento. Alguns componentes presente no antibiótico pode cortar o efeito do anticoncepcional e proporcionar que a mulher possa engravidar tomando anticoncepcional. Por isso o recomendável é dizer ao médico que toma anticoncepcional, assim ele pode te receitar o melhor antibiótico e dar dicas para que uma gravidez indesejada não ocorra.

DIARREIA E VÔMITO

Diarreia e vômitos também são fatores externos, mas dessa vez o corpo pode não estar bem e acabar expelindo o anticoncepcional sem dado tempo de ter sido absorvido pelo organismo da mulher.

USO INADEQUADO DA PÍLULA

Outro fator pouco discutido é a dosagem da pílula. Se o corpo não se dá bem com o anticoncepcional, o médico irá detectar essa falha e providenciar uma troca de anticoncepcional e se assegurar que a mulher não corra o risco de engravidar tomando o anticoncepcional errado para o seu organismo.

Fazer o uso corretamente da pílula com certeza não irá te dar nenhuma preocupação, no caso de esquecimento, tenha certeza de que não está no seu  período fértil. Em caso de dúvida de qual anticoncepcional usar, que tal conhecer outros meios? clique aqui  e descubra quais, depois vá ao seu médico e fale qual você tem vontade de usar e escute atentamente as recomendações do seu médico.

Deixe seu comentário ou sua dúvida. Será um prazer ter sua opinião conosco.

Leave a Reply

Close Menu