Injeção anticoncepcional- O que é?

Já ouviu falar ou até mesmo já usou injeção anticoncepcional? tem dúvidas sobre o assunto? hoje vamos falar sobre isso e esclarecer algumas possíveis dúvidas.injeção anticoncepcional

COMO FUNCIONA A INJEÇÃO ANTICONCEPCIONAL?

Existem dois tipos a mensal tomada uma vez por mês e a trimestral tomada a cada três meses, agindo da mesma forma que a  pílula anticoncepcional mas com a diferença que não existe a necessidade de ser tomada todos os dias.

A injeção anticoncepcional deve ser tomada entre o primeiro e o quinto dia da menstruação nesse caso é comum que ficar desregulada, havendo pequenos sangramentos ao longo do mês. Ao parar de usar estas injeções a fertilidade volta ao normal em 60 dias. E deve somente ser aplicada por um profissional da saúde.

VANTAGENS 

  • É o mais indicado para as mulheres que precisam tomar outros medicamentos de uso contínuo.

 

  • Pode ser a solução para quem apresenta intolerância à pílula.

 

  • Contribui para a redução das cólicas menstruais e outros sintomas comuns deste período.

 

  • Ajuda no combate a anemia, uma vez que estimula a produção de glóbulos vermelhos.
  • É vista por muitos especialista como uma aliada no combate contra doenças mamárias, o câncer de endométrio ou no ovário, cistos e miomas uterinos, bem como doenças inflamatórias pélvicas.

DESVANTAGENS

  • Pode provocar dor de cabeça, nos seios e nas pernas.

 

  • Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

 

  • Pode causar retenção de líquidos (o que leva muitas mulheres a queixarem de ganho de peso).

 

  • Em alguns casos pode aumentar os riscos de se desenvolver doenças cardiovasculares (sobretudo em mulheres fumantes).

 

  • Não pode ser tomada no período de amamentação.

 

  • Há perda da capacidade fértil por um período entre seis meses e um ano após a suspensão do uso.

ONDE ENCONTRAR

Hoje em dia a injeção anticoncepcional pode ser encontrada em postos de saúde e ser comprada em farmácias em um valor de R$ 23-28. Abaixo encontrasse o link de algumas injeções que podem ser compradas.

https://www.farmadelivery.com.br/medicamentos/anticoncepcional/injetaveis/depomes-solucao-injetavel-25mg-5mg-ampola-1m

https://www.farmadelivery.com.br/medicamentos/anticoncepcional/injetaveis/enantato-de-noretisterona-valerato-de-estradiol-injetavel-50mg-5mg

https://www.farmadelivery.com.br/medicamentos/anticoncepcional/injetaveis/uno-ciclo-injetavel-1amp-injecao-anticoncepcional

DÚVIDAS FREQUENTES

Esqueci do dia de tomar e agora? Dependendo do tipo de anticoncepcional que você faça uso tem a tolerância de até 4 dias para aplicar novamente. Porém, se passar esse tempo deve esperar a menstruação vir e tomar no primeiro dia, se nesse período houver relações se previna para evitar uma gravidez não desejada.

Não estava no dia da menstruação, e veio com aspecto de borra. É gravidez?

Nem sempre é gravidez, a maioria das vezes é um escape da medicação tomada, mas o uso prolongado do mesmo tipo de anticoncepcional pode ocasionar uma gravidez pois o organismo se acostuma com a medicação tomada e é possível ovular.

É importante pedir orientação do seu ginecologista para saber se essa é a melhor forma anticoncepcional para seu corpo, ficou em dúvida? conheça outras formas de se prevenir clicando aqui.

Leave a Reply

Close Menu