Métodos contraceptivos naturais

Todos nós sabemos que em toda e qualquer relação é necessária proteção seja ela para não engravidar ou para não contrair uma doença.

Hoje vamos falar de métodos contraceptivos naturais, é comum usarmos métodos artificiais ou manipulados. Já usou algum método natural? Já ouviu falar de algum método natural? Vamos ver alguns e quais os benefícios.

O QUE SÃO MÉTODOS CONTRACEPTIVOS NATURAIS?

De métodos contraceptivos todos nós já ouvimos falar. Mas e de métodos contraceptivos naturais, sabe o que é? Este tipo de método contraceptivo baseia-se no conhecimento do período fértil da mulher. Assim sendo, durante esse período de tempo ocorre uma abstenção de relações sexuais. métodos contraceptivos naturais

Existem quatro métodos que podem ser praticados sozinhos ou em conjunto. São eles:

  • O método do coito interrompido – Neste método as relações sexuais não são proibidas. O truque é retirar o pênis da vagina antes de ejacular.

 

  • O método do calendário – Consiste em tentar determinar o período fértil da mulher. Depois, durante esse período não pode haver relações sexuais.

metodo calendario

  • O método do muco cervical – Este método consiste na observação do muco cervical. O muco cervical é uma substancia gelatinosa produzida pelas glândulas do colo do útero. Assim que este ficar com uma aparência semelhante à clara de um ovo e bastante elástico, as relações sexuais não devem existir.

 

  • O método da temperatura basal – Como dá para subentender, este método consiste em medir a temperatura na boca, no reto e na vagina. Durante o período de ovulação a temperatura aumenta entre 0,2 a 0,5ºC. A medição deve ser feita sempre à mesma hora, com o mesmo termômetro e antes de comer.

VANTAGENS

  • Não há nenhum custo.
  • Não apresenta efeitos colaterais.
  • Não são utilizadas substâncias químicas.
  • Ajuda a mulher a conhecer-se melhor a si própria e ao seu corpo.

DESVANTAGENS

Existem essencialmente duas grandes desvantagens ao optar por utilizar estes métodos contraceptivos.

Em primeiro lugar destaca-se a sua falta de eficácia. Ou seja, continua a haver o risco de gravidez. Tanto pode ter sorte e resultar, como podem existir variações e engravidar.

Depois, supondo que funciona realmente, este método apenas previne uma gravidez indesejada. Você e o seu parceiro  continuam a correr o risco de apanhar doenças sexualmente transmissíveis.

Assim sendo, no geral, os métodos contraceptivos naturais não são os mais recomendados uma vez que a sua taxa de insucesso é grande, já para não falar no risco de apanhar doenças.

Este é um método muito utilizado, principalmente entre os jovens. Sendo que grande parte das adolescentes que ficam gravidas é por recorrerem a este tipo de proteção.

Existem aplicativos que facilitam a contagem desse período abaixo segue o link de um disponível para android e IOS:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.popularapp.periodcalendar&hl=pt

Se ainda assim você achar que esse método não é para você que tal conhecer novos? Abaixo segue o link de algumas matérias nossa que apresentam outros métodos contraceptivos:

 https://gravidezsintomas.com/diu-metodo-anticoncepcional/

• https://gravidezsintomas.com/diafragma-metodo-anticoncepcional/

• https://gravidezsintomas.com/pilula-anticoncepcional/

• https://gravidezsintomas.com/adesivo-anticoncepcional/

• https://gravidezsintomas.com/implante-anticoncepcional-como-funciona/

 

Leave a Reply

Close Menu