Período fértil saiba como calcular

O período fértil ocorre logo após a primeira menstruação,sendo este significado de que o corpo esta preparado para gerar vida. Se ser mãe já faz parte dos seus planos e se quer saber quando terá mais facilidade em engravidar, saiba que quando se encontra no período fértil poderá vir a ter mais sucesso.

Geralmente o período fértil de uma mulher é cerca de 2 a 3 dias antes e depois da ovulação, ou seja libertação do óvulo normalmente a libertação do ovulo ocorre cerca de 14 dias antes da próxima menstruação. No entanto o dia de ovulação poderá variar de mulher para mulher, porém quanto mais regular for a sua menstruação, mais fácil será calcular o seu período fértil.

como calcular periodo fertil

Fatores determinantes no cálculo do período fértil

Saber o dia da próxima menstruação

Tendo em conta que a ovulação ocorre cerca de 14 dias antes da próxima menstruação, saber a sua data exata da sua próxima menstruação é fundamental, pois assim será muito simples calcular o seu dia de ovulação. Para isso basta fazer o dia da sua menstruação menos 14, onde o resultado obtido indicará a possível data de ovulação. Nesse dia as hipóteses de engravidar são muito altas, porém se tiver relações sexuais dois dias antes as suas hipóteses não diminuem, isto porque um espermatozoide consegue sobreviver dentro da mulher por um período de 48 horas.

Temperatura corporal

Para saber o seu período de ovulação/período fértil, através da sua temperatura corporal, basta medir a temperatura do seu corpo diariamente antes de se levantar, devendo esta ser medida de forma sublingual ou vaginal. Depois deve ir apontando ao longo dos dias a temperatura obtida, pois quando verificar uma ligeira descida da temperatura, isso indicará que se encontra em período de ovulação, findo o período de ovulação a temperatura tem uma ligeira subida cerca de meio a um grau. Como sabemos,a temperatura poderá variar de mulher para mulher, logo para este calculo ser mais eficaz,deverá realizar a medição da temperatura no mínimo durante 3 ciclos, de modo a constatar as oscilações da temperatura. Porém deve-se salientar que o consumo de bebidas alcoólicas, a febre, as insônias e a prática de relações sexuais na noite anterior, poderá levar a uma elevação da temperatura.

Observação do muco libertado pela vagina

Geralmente dias antes da ovulação, a vagina liberta algumas secreções, sendo estas caracterizadas por um muco transparente. Através deste muco também poderá vir a saber se se encontra em ovulação, para isso basta colocar um pouco de muco sobre o dedo polegar,depois deve pressionar com o indicador, em seguida deverá abrir os dedos ligeiramente. Ao abrir os dedos, se o muco esticar e não romper, será um forte indício de que se encontra em ovulação.

Estes três fatores apresentados anteriormente poderão indicar eficazmente o seu dia de ovulação, logo é só prestar um pouco de mais atenção ao seu corpo, e poderá calcular eficazmente o seu período fértil. Como fora dito anteriormente o período fértil é caracterizado por 5 dias sendo dois deles antes da ovulação, dois deles depois e o próprio dia da ovulação, sendo este o dia mais eficaz no que toca à gravidez. Para além dos fatores apresentados anteriormente, existem algumas mulheres que durante o seu período fértil sentem dores de cabeça, dores ventrais e alterações de apetite.

CALCULE JÁ O SEU PERÍODO FÉRTIL

Alguns sites disponibilizam essa calculadora que facilita o controle do período fértil , abaixo segue o link de um site:

https://www.alobebe.com.br/portal/calculadora-do-periodo-fertil/

This Post Has One Comment

Leave a Reply

Close Menu